quinta-feira, 12 de julho de 2012

CONFIO QUE O JULGAMENTO NO SUPREMO TERÁ BASE NOS AUTOS

“Tenho 40 anos de vida pública e, com exceção dos processos abertos nos tempos da ditadura militar, nunca fui investigado ou processado. Fui empresário, servidor público, parlamentar, dirigente do PT, ministro de Estado, trabalhei na iniciativa privada desde os 14 anos, hoje sou advogado e consultor, e me orgulho de ter uma vida honesta e totalmente dedicada à luta pela democracia e pela justiça social.

 Por José Dirceu 

O julgamento da Ação Penal 470, indevidamente batizada de ‘mensalão’ por políticos e pela imprensa, está marcado para começar em 2 de agosto. Aguardo o resultado com serenidade, pois acredito que a Suprema Corte fará um julgamento justo, com base nos autos. As acusações que me são feitas são infundadas. Portanto não há provas - e nem poderia haver - em relação a elas.
Lembro que em fevereiro de 2004 – e lá se vão mais de oito anos! – começaram as movimentações da oposição para me afastar do primeiro governo Lula, quando eu era ministro da Casa Civil. Muita coisa aconteceu desde então. Em todo este longo período, nunca deixei de exercer minha militância política no Partido dos Trabalhadores, que ajudei a construir, com o qual estou totalmente identificado e comprometido, como uma iniciativa de transformação da sociedade brasileira.
Não vou rememorar aqui tudo o que aconteceu neste período. Para quem quiser conhecer, recomendo a leitura do resumo publicado no meu blog (clique aqui). Reafirmo apenas o que eu e meu advogado, José Luís de Oliveira Lima, temos repetido à exaustão ao longo dos últimos anos, desde que a Ação Penal 470 começou a tramitar no Supremo Tribunal Federal: quero ser julgado, pois é a oportunidade que tenho para provar minha inocência.
Repito aqui os dois últimos parágrafos da nota que escrevi e publiquei neste blog em 28 de agosto de 2007, quando o STF aceitou a denúncia contra mim. A única mudança que faço é que não são mais 40 anos de vida pública. Agora, já são 45 anos. Do restante, não mudo uma vírgula: “Tenho 40 anos de vida pública e, com exceção dos processos abertos nos tempos da ditadura militar, nunca fui investigado ou processado. Fui empresário, servidor público, parlamentar, dirigente do PT, ministro de Estado, trabalhei na iniciativa privada desde os 14 anos, hoje sou advogado e consultor, e me orgulho de ter uma vida honesta e totalmente dedicada à luta pela democracia e pela justiça social.
Essa é uma verdade que não podem apagar. Recebo com serenidade a decisão da Suprema Corte de meu país e a respeito, mas não concordo com o veredicto que me tornou réu. Vou me defender na Justiça e vou continuar minha luta pelo Brasil.
Não temo o julgamento da Justiça”.

 * O advogado José Dirceu foi deputado federal, ministro-chefe e continua sendo uma das melhores cabeças pensantes do PT. Com o Blog do Zé, criou um espaço para discutir o Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário